quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma questão de princípios

Consideramos que o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, enquanto um espaço acadêmico de discussões críticas acerca das realidades sócio-culturais brasileiras e internacionais, precisa retomar sua posição de destaque nos debates que envolvem as questões contemporâneas. Propomos assim, uma gestão que trabalhará pela melhoria e integração dos cursos de graduação do IFCH, sediado em Belém e em outros municípios. Manter a política de incremento da pós-graduação e proporcionar efetiva integração com a graduação possibilitará desenvolver o ensino público e gratuito com qualidade, incremento à pesquisa e ações extensionistas nesses dois níveis, envolvendo os movimentos sociais, empresas públicas e privadas, além de Organizações Não-governamentais.

Inovaremos a gestão com afirmação de postura ética, ampliando a participação da comunidade acadêmica do IFCH através das vias de comunicação existentes e de novos canais de debate. Propomos uma administração democrática e justa, guiada por princípios éticos, pela transparência e equidade, conforme os seguintes princípios:

- ensino público e gratuito com qualidade

- ÉTICA

A postura ética é um dos princípios mais importantes das sociedades humanas, sendo tratada, entretanto, mais em termos teóricos do que práticos. Vários profissionais agem de modo contrário aos valores socialmente considerados como virtuosos.

Aos gestores são acrescentadas exigências a esse respeito devido à responsabilidade com as demandas sociais, ao compromisso de transparência na gestão e à observância da probidade administrativa. A gestão democrática deve ser pautada em princípios éticos garantindo direito de participação a todos e em diferentes níveis de decisão.

- EXCELÊNCIA ACADÊMICA SOLIDÁRIA

A busca de uma excelência calcada na solidariedade acadêmica, e não na disputa, será tarefa prioritária. A competição faz parte de nossas vidas, mas isso não impede que colaboremos com nossos próximos, incluindo profissionais de outras áreas do conhecimento.

Consideramos que os educadores deste instituto não se restringem ao seu corpo docente, uma vez que os funcionários são importantíssimos neste quadro. O incentivo à participação de técnico-administrativos neste “caminhar”, bem como a maior inserção dos estudantes nas discussões referentes ao processo de formação pessoal e profissional, serão fundamentais para a conquista da excelência.

- INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

É notório o crescimento dos cursos de pós-graduação no IFCH, em termos numéricos e qualitativos. Tal crescimento que se processa no âmbito de nosso Instituto, tem ocorrido nas demais unidades da UFPA, e reflete o esforço de nossos professores e discentes para melhorias dos cursos de Mestrado e Doutorado, contando com o apoio da própria administração federal para este fim.

Os cursos de Graduação não possuem a atenção devida e carecem de ações específicas para alcançarem o nível de excelência almejado. Manter a política de incremento da pós-graduação e proporcionar a integração efetiva com a graduação possibilitará desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão nesses dois níveis.

- AUTONOMIA

Nossa proposta de trabalho busca a excelência dos cursos de graduação. A prioridade pelo incremento e excelência de tais cursos, são ações propostas e adjacentes aquilo que acreditamos ser o melhor para o IFCH e para a UFPA. Cabe ressaltar que, este pensamento não significa abrirmos mão da autonomia enquanto profissionais que estarão administrando o IFCH. Aqueles que fizeram, e fazem, a história deste instituto são favoráveis à autonomia de sua equipe gestora.

- PROFISSIONALISMO

A administração precisa ser guiada por princípios éticos, transparência e equidade. A transparência na gestão é um princípio primordial para nós, permitindo o acompanhamento das decisões tomadas, e verificando se as práticas administrativas são realizadas com probidade. É imprescindível, portanto, que a Direção Geral e Direção Adjunta do IFCH atendam às demandas das subunidades conforme as especificidades e com equidade, seguindo critérios definidos e aprovados coletivamente, respeitadas as normas legais.

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