quarta-feira, 12 de maio de 2010

Candidatos recebem mensagens de apoio

A estrutura de INSTITUTO presente na UFPA nos convida a pensara a razão de estarmos juntos, pois o risco da atuação atomizada tem ficado patente entre nossos campos disciplinares. A liderança da gestão deve recair sobre a proposição de problemas cujo cerne seja a qualificação da graduação. Fundar projetos acadêmicos inovadores implica incorporar a extensão no quotidiano da formação cidadã. Denise e Alberto percebem essa imperiosa necessidade.
Prof. Dr. Fernando Arthur
Faculdade de História
Neste momento de eleição para o IFCH quero me posicionar em relação à candidatura da chapa à qual pertence a professora Denise Cardoso. Dou meu apoio a ela e à sua chapa em não somente em razão de ter junto à mesma professora uma convivência harmoniosa, mas por ter observado na mesma a capacidade para uma gestão equilibrada e ponderada como realizou no PPGCS e, diria mesmo, pacificadora dos conflitos que sabemos ainda existirem. Embora meu grande apreço pela professora Suelene Pavão que, até onde eu sei, também pretende se candidatar, penso eu que neste momento a Professora Denise reúne as melhores condições. Espero sinceramente que ela e a sua chapa conduzam esse perfil até a gestão do IFCH e que essas eleições transcorram em clima de respeito e paz entre os candidatos.
Professora Katia Mendonça
Madrid 12/05/2010
Abertura e Coerência a Serviço de um Projeto Interno de Formação e Produção de Conhecimento em Ciências Humanas para as Sociedades Amazônicas 1. Apoiar a candidatura Denise Cardoso/Alberto Teixeira é reconhecer a habilidade para uma direção do IFCH pautada em uma visão acadêmica comprometida com a busca permanente de coerência entre diferentes eixos e linhas de pesquisa. Para isso, será priorizado tanto o diálogo e a cooperação entre campos científicos como a História, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e Psicologia, quanto entre as Faculdades e as correspondentes unidades de Pós-Graduação. E para que seja cada vez mais qualificado este intercâmbio, o empenho na obtenção de vagas efetivas para concursos visando ampliar o conjunto de professores vocacionados à produção do conhecimento e à formação de quadros, assim possibilitando uma distribuição mais equilibrada entre as atividades na graduação e pós-graduação, articulando estrategicamente estes dois níveis de formação. 2. Trata-se de um perfil de gestão que partilhará o desejo de abertura à cooperação acadêmica com professores e pesquisadores de instituições brasileiras e de outros países, sem que isto venha a prejudicar um projeto interno de fortalecimento da competência e identidade de uma instituição atenta aos desafios e potencialidades colocados em um contexto, sócio-político-cultural, espacial e histórico específicos e em interface com dimensões extra-locais
Maria José e Pierre.
Porque eu Voto Denise? Não me parece tão simples falar os motivos. Afinal este cargo exige competência acadêmica, técnica e sobretudo capacidade de escutar e dialogar. Já ouvi palestras proferidas por ela em atividades de estudantes, que trouxeram em evidência sua habilidade com as palavras e sua competência teórica. Sua capacidade de transmitir seus conhecimentos aos alunos é fantástica, clara e objetiva. Abordo essa questão pois muito embora seja uma pessoa calada, consegue interagir de maneira amigável, e profunda com os Alunos. Quando participei do PET, junto ao Prof. Samuel, ela também participava intensamente. E era visível sua contribuição para melhorar a vida daqueles alunos. O prazer que ela sente em ajudar os alunos é vísivel. Nas relações burocráticas, quando ela foi Diretora da faculdade, e portanto "minha superiora", em nem um momento sequer ela não me deu atenção, ou me desconsiderou. Para ela todas as pessoas são visíveis. Não existem invisíveis ao lado dela, que não merecerá um sorriso, uma atenção, e a busca de uma solução. Ela buscou sempre o consenso entre nós professores e colegas, procurando gerar união e bem estar para se trabalhar com felicidade e harmonia. Teve competência para assumir a Diretoria de uma Faculdade na transição para o atual Instituto, local em que se empenhou diariamente. SEU PRAZER PELO TRABALHO QUE EXERCE É VISÍVEL. Quando o Curso de Sociologia, ficou com conceito abaixo do esperado, resultado do "Provão"; ela esteve conversando com alunos, em uma Assembléia Geral, onde eu estive presente. Sua capacidade de argumentar, e a ordem com que ela apresentou os dados, e os problemas relativos a questão, deixou os alunos mais calmos e felizes, por saberem que havia alguém a frente dos trabalhos burocráticos que se preocupava de fato com eles. A Assembléia teve um início tenso, com alguns alunos acusando a direção. Mas ela soube acalmá-los pois tinha todo tipo de dados, e informações do que estava acontecendo. E ao invés de partir para o ataque, soube ouvir, e dialogar. Penso que antes de mais nada no mundo contemporâneo precisamos de pessoas que tenham a capacidade da TOLERÂNCIA, DA COMPAIXÃO, DA HUMANIDADE, DA COMPETÊNCIA PRÁTICA, o que sinceramente são qualidades evidentes na PROFESSORA DENISE. Precisamos fortalecer AS LIDERANÇAS ENTRE NÓS PROFESSORES QUE UNEM, QUE AMAM, e evitar ações que dividem. Estou torcendo por você Denise, e convido os meus colegas de trabalho que também VOTEM NA PROFa. DENISE.
Professor João Simões Cardoso Filho
Meu voto justifica-se porque acho que Denise Cardoso reúne qualidades pessoais e profissionais de grande valia para o cargo que postula. Dedicação, seriedade, disposição para cooperar e gentileza são qualidades que destaco de imediato. No exercício de funções de direção, a exemplo da Coordenação do PPGCS, é atenciosa, respeitosa e sabe ouvir, tanto colegas quanto estudantes, além de demonstrar competência administrativa, por exemplo, ao procurar sempre facilitar as tomadas de decisão e adotar o princípio da participação. A destacar, por certo, seu envolvimento de longa data com a graduação, quer no ensino, quer em eventos patrocinados por organizações estudantis, quer pela atuação em grupos de estudo junto com alunos de graduação. Acho-a também apta ao cargo pela sua trajetória acadêmica respeitável, com produção científica pertinente, qualidade esta que é imprescindível para a direção acadêmica do instituto e para a busca da posição de excelência que ele precisa alcançar no cenário regional e nacional, uma vez que já possui potencial para tanto. Conheço-a, ademais, pela proximidade com a linha de pesquisa em que trabalho, que diz respeito às relações sociais de gênero e ao mundo do trabalho, em particular, entre comunidades de base pesqueira nesta região. O fato de se tratar de uma pesquisadora "de campo", a meu ver, contribui para sua sensibilidade aguçada para os problemas sociais e para as implicações sociais da pesquisa acadêmica e da extensão universitária. Um abraço,
Maria Cristina Maneschy
Oi Denise, Estou acompanhando sua campanha, sem participar diretamente por conta da finalização do doutorado. Acho você uma excelente candidata porque você tem experiência administrativa, compromisso com a instituição, facilidade de relacionamento e tranquilidade na resolução dos problemas. Sucesso! Beijo
Telma Amaral
Oi Denise, "O IFCH é, na estrutura burocrática da UFPa, uma unidade acadêmica que concentra a obrigatoriedade de gerir a vida profissional de professores e a vida acadêmica de discentes. Nos tempos atuais gerenciar órgãos não é somente cumprir a rotina da burocracia, dentro de qualquer contexto administrativo é, de fundamental importância, colocar como prioridade as pessoas, ouvi-las e está sempre pronto para administrar conflitos reconhecendo valores e ponderando opiniões são as qualidades que se exige de um gestor. Como tenho convivido profissionalmente com a Professora Denise Cardoso estou certo de que ela reuni essas qualidades.Desde o ano passado tenho tido a honra de acompanhar a professora Denise, como vice-coordenador do ppgcs, e tenho constatado a sua dedicação e seu empenho para dinamizar a gestão do programa, principalmente, buscando formas de implementar metas de valorizar os colegas e oferecer ao discentes meios para agilizem seus estudos e que o programa possa melhorar ainda mais. Por essa razão venho dar meu apoio a candidatura da Professora Denise Cardoso por acreditar que ela reuni qualidades profissionais e pessoais para fazer uma excelente gestão na direção do IFCH". Um abraço,
Daniel
Denise, Você não precisa pedir, você tem meu apoio, pode contar comigo, podes divulgar meu apoio. Gosto de você e sei da sua capacidade. Boa caminhada. Abraços,
Janari Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário